Você faz o que gosta ou o que te dá mais dinheiro?

7 Jul

Maria terminou a faculdade de sociologia e hoje trabalha como vendedora de loja. Joana terminou a faculdade de Biologia e ela que queria ser pesquisadora, hoje é professora. E Pedro que está quase terminando a sua faculdade de Design e não sabe se será absorvido pelo estágio que está fazendo? Claro, vamos falar do Vitor, que fez matemática, mas na verdade queria fazer história e só fez esta faculdade para ganhar dinheiro?
História da maioria dos jovens de hoje em dia. Os de classe média que deste cedo (acho 20 anos cedo) precisam se sustentar para sair das asas da mãe e do pai e acabam atropelando seus objetivos iniciais. Infelizmente não dá para fazer o que você quer, não no Brasil e não se quer morar sozinho ou comprar suas próprias coisas. Claro, tem gente que consegue. Conheço gente que está fazendo arquitetura e engenharia e está muito bem obrigado. Mas são poucas as áreas aqui no país que te dão um emprego que pague descentemente.
Olhe para seu redor. Quem que você conheça, isso inclui seus parentes próximos e adultos amigos dos seus pais, que faz o que gosta e não o que dá mais dinheiro? Enganam-nos dizendo que você precisa fazer o que gosta porque senão não vai dar certo. Quanto mais velho, mais você precisa do dinheiro e mais seus sonhos são deixados de lado para que o conforto ganhe espaço. Alguns jovens não fazem faculdade não porque não querem, mas sim porque precisam trabalhar. Lembro-me de uma colega ter me dito “Quando você começa a ganhar seu próprio dinheiro é difícil depender dos outros”. Como é chato pedir para seus pais um dinheiro para sair com seus amigos e eles recusarem.
Falo não se engane. A vida de um adulto é difícil e às vezes infeliz. E a vida passa rápido e não te espera. Não se acomode. Mude. Arrisque. Não queira chegar numa determinada idade, olhar para trás e vê no que se tornou em nome de alguma coisa. Parece contraditório, e é. Na verdade, a gente não tem certeza de nada. Só que um dia vamos passar dessa para melhor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: