5 coisas que ouvimos quando dizemos que somos artistas (ou da área de artes)

23 Jul

Trabalhando na área artística, tendo feito faculdade de Artes plástica e consequentemente conhecendo um monte de gente artista, eu sei e ouço bastante as frases que colocarei aqui. E quem assume batendo no peito que faz faculdade/trabalha na área de Artes já ouviu muito disso aqui:

1- Você vai para a faculdade para ficar desenhando.
Não, seu merda. Em qualquer área artística tem (bastante) matéria teórica. Seja teatro, cinema, música, arquitetura, você precisa saber da história da Arte em todas as épocas, do museu, filosofia, sociologia, antropologia, museológica e etc e tal. Até porque, para a gente criar a gente precisa entender (muito bem) da teoria.

2- Você não faz nada.
Como assim não faço nada? Faculdade na área artística é uma faculdade como qualquer uma. Tem trabalhos e estes devem ser perfeitos. Muito perfeitos. Haja madrugadas tomando café para fazer uma maquete milimetricamente perfeita porque um milímetro a mais pode te causar 0. Não é porque a gente não faz conta (quem disse?) que as nossas matérias são bem simples e qualquer um pode fazer.

3- Você não vai ganhar dinheiro.
Olha ledo engano. Há muitas profissões que dão dinheiro e não nos falta emprego. Contrarregra, cenotécnico, arquiteto, design, professor são uma delas. Como em qualquer área, tudo depende do que você quer fazer qual a melhor maneira de ganhar dinheiro. Até medicina é assim.

4- Vai ser famoso?
Porque o pessoal liga Artes com fama? Porque que eu não tenho o direito de ser apenas uma maquiadora? Ou uma estilista com uma butique pequena? As pessoas pensam que você quer ser atriz para ir à Globo, figurinista para ir à globo, professor para ir na globo, qualquer coisa para ir na Globo. A minoria entra na área artística pensando na fama de Tv e revista.

5- Qualquer um pode (insira o que você faz aqui).
“Basta ter uma câmera para saber fotografar”/ “Basta mexer no photoshop para ser design”/ “Eu sei me maquiar porque vi num tutorial na internet”. Quem nunca ouviu uma dessas frases ao se identificar como profissional de determinada área artística? Seja fotografia, maquiagem, teatro, pintor, escultor, etc. Qualquer um pode ser artista. Mas não é qualquer um que pode ser engenheiro, por exemplo. Eu não vou ver tutorial no youtube para construir um prédio. Mas peraí, por que você vira fotografo quando pega uma câmera? Não tem que saber mexer no aparelho? Não tem que ter noção de iluminação? De foco? De cor? De composição em cena?

E ai, vocês se identificam? Sabem do que estou falando?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: