Você não é fotografo!

8 Jan

Numa casa na Lagoa, preparando o ambiente para começar a trabalhar (trabalho com festas) estavam sentados no sofá o pai do aniversariante, o amigo e um fotógrafo. Profissional escolhido pela mãe, que tem dinheiro, para tirar as melhores fotos do aniversário de 2 anos do seu filho.
O amigo começou a puxar assunto sobre fotografia com o profissional, que simpático respondia a todas as perguntas. Logo o cara começou a falar para sobre o seu talento com fotografia…
-Quero te mostrar uma foto que eu tirei no Maranhão- Tirou o celular do bolso, um Galaxy de última geração. –Olha como tá enquadrada, olha o sentimento dela… Tá vendo? Tirei a foto num momento, foi uma percepção minha porque esta situação merecia ser fotografada.
-Bacana, bacana- respondia o fotógrafo. Não estava constrangido, estava realmente sendo simpático, sempre com um sorriso no rosto como se já estivesse acostumado com este tipo de abordagem.
– Eu peguei meu celular e tirei, sem que as pessoas percebessem. Adivinha quem são estas pessoas?
-Não sei…
– É a babá e o patrão. Olha o sentimento que envolve esta foto, percebe isso?
– Sim, claro…
– Esta babá com rosto sofrido, gente que tem muito sofrimento. Você vê isso pela foto, não é?
– Claro…
– Não ficou muito bom?
– Ficou…. ficou bem legal….
E assim o assunto terminou. Imagino quantos fotógrafos devem ouvir isso durante o trabalho. Um fulaninho com um celular mais ou menos mostra o que tirou e se compara ao profissional, às vezes se achando melhor que a pessoa que estuda luz, física, tem um monte de equipamento, lê um monte de livro, vai a um monte de exposição, dedica um tempo da sua vida fazendo experimento e ao mesmo tempo tira fotos quadradas de festa infantil para consegui dinheiro.
E porque eu sei que não é porque você fotografa que você é fotografo (e muito menos tem talento para isso), que meus parabéns vai para quem realmente sabe o que é esta arte e como é feita. Algo que vai além dos filtros do instagram e dos enquadramentos de celulares de última geração.
Feliz dia dos fotógrafos (aos fotógrafos)

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: