Estes novos atores (brasileiros)…

19 Feb

Certa vez eu abri uma revista onde tinha uma matéria da ex-namorada do Neymar. Ela, para mim, é tão irrelevante que vou manter este nome. Ok, é protagonista da novela das 21, mas é tão ruim que as pessoas só conseguem dizer sobre as idades das personagens, que na teoria é uma coisa e na prática é outra. Voltando a revista, a ex disse, com orgulho, que nunca tinha feito curso de teatro e que tudo que aprendeu foi na raça (já que deste criança ela é atriz). Quando li aquilo me lembrou dos meus amigos que ralam para conseguir um lugar no sol no mundo cruel que é o teatro e a TV. Lembrou-me minha amiga que não tem dinheiro para fazer nada porque todo pouca grana que ganha junta para a passagem de sua faculdade. Lembrou-me gente que não pode trabalhar porque se o fizer não vai fazer peça e para ser atriz você precisa de tempo. E tempo é dinheiro e se não fizer nada, também não ganha. E os atores, iniciantes, não ganham muito. No máximo 7% da bilheteria, e isso é uma exceção. Normalmente são 2% e fique feliz porque você está fazendo o que gosta. Não, isso não é ruim, mas ator é profissão. Sim, ator é profissão. E eles precisam ganhar dinheiro. Mas ninguém sabe. E como poderá saber?
Vendo a declaração da Bruna (pronto, coloquei nome nela) me faz parecer (e mesmo sabendo que não é) que atuar é fácil. É coisa de talento. Ou você tem ou você não tem. E não é assim. É necessário fazer cursos, ler livros, ver peças e mais peças, ver filmes, ver tudo quanto é tipo de coisa. Isso te faz um profissional, e isso é em todo lugar. Vai ser professor e não saber o que estar falando para ver o que acontece… Ou você sendo médico e não saber qual remédio indicar. Porque com ator não é assim? Talvez o Caio Castro não saiba responder…
Recentemente o ator declarou que nunca tinha ido ao teatro (????) e que só lia alguma coisa para saber responder as perguntas dos jornalistas. Como assim ele declara com alegria na voz este tipo de coisa? Não é a toa que os seus pares se indignaram a ponto de mandar indireta no facebook. Como um ator diz que não sabe o que está fazendo? Ele está dizendo a todos que tem talento e como é bom para caralho e não precisa nada além disso.
Mudando um pouco de assunto (no âmbito de atores que nunca fizeram curso, mas não no de atores falando merda), um ator novo que faz par com a ex do Neymar nesta novela das 9 que ninguém vê e critica a idade das protagonistas declarou que “um pouco de machismo faz bem, senão vira bagunça” (????). Este provavelmente também não deve ir ao teatro (nem lê, porque não falaria tamanha besteira), fez um cursinho do Wolf Maia SE FEZ e deve se achar o talento bruto da TV brasileira.
Destes todos que citei, de verdade, não vou me lembrar de nenhum deles daqui a 5 anos. Ou daqui a 20. Não serão atores como Wagner Moura, Selton Mello, Caio Blat, Maria Ribeiro, Thiago Fragoso, Matheus Solano e outros (estou citando os novos, ok?). Eles não são nada. Tem fama, bastante, mas sua existência é nula. São equivalentes aquelas mulheres e homens que querem se casar com alguém rico para viver bem, sem trabalhar. Se por um acaso algum deles morressem não haveria comoção. Sim, teria por causa da idade (tão jovem, a vida inteira pela frente) mas não porque eles eram ótimos atores. Como o Philip Seymoun Hoffman, que recentemente morreu de forma triste e decadente porém todos sentirão falta dele nos filmes de Hollywood. Porque mesmo que fosse apenas um ator secundário, de vez enquanto, roubava o filme inteiro com seu carisma e seu talento (Lembro-me de “Quem vai ficar com Polly”, só gosto do filme por causa dele, que nem aparece tanto). Ou Heather Leader, que toda vez que vejo 10 coisa que odeio em você eu sinto uma saudade. Não, eles são qualquer coisa. Não nos farão falta.
Mudando de assunto de novo, a Ellen Page (que é outra atriz incrível) se declarou lésbica. Ela tirou a máscara que vestia para dizer a todos e assim, sem saber, levantou uma bandeira que no mundo da hoje é necessária. Agora me digam quais atores ou atrizes brasileiros dariam cara à tapa para fazer algo neste nível? Quais atores/atrizes brasucas que levantariam uma bandeira de verdade, seja ela qual for. Não aquela de “não como carne” porque é muito fácil ser vegano quando se tem dinheiro. Quais atores/atrizes tupiniquins falariam da politica brasileira sem que tenha o discurso pronto de “odeio a corrupção”? Respondam-me, com sinceridade. Eu torço que esteja bastante errada nas minhas respostas…

Leave a Reply

